História


Desde 1981, a Orquestra de Câmara de Blumenau eleva o nome da cidade e do estado de Santa Catarina para os principais palcos nacionais e internacionais. Apoiada por empresas privadas, sua trajetória consiste em projetos culturais que buscam difundir a música clássica e em alcançar um grande público.

Em sua trajetória, passaram excelentes profissionais que conquistaram um elevado nível de qualidade, entre os maestros que contribuíram para tanto estão Norton Morozowicz, Claudio Ribeiro, entre outros regentes convidados como João Carlos Martins, Antônio Del Claro, Tiago Flores e Claudia Feres, para citar alguns. Atualmente conta com o maestro convidado Daniel Bortholossi.

A orquestra realizou diversas turnês pelo Brasil e algumas no exterior em que se apresentaram em famosas salas de concerto da Europa, como a Smetana de Praga e o Mozarteum de Salzburgo.

Entre os solistas convidados estão grandes nomes da música mundial, como: Jean Pierre Rampal, Maurice André, Ingrid Haebler, Arthur Moreira Lima, Luiz Henrique Beduschi, Álvaro Siviero, Ruth Staerke, Paulo Bosísio, Helena Jank, Michael Debost, Rita Costanzi, Noel Devos, Domenico Nordio, Joel Nascimento, Antonio Meneses, Renato Borghetti, Daniel Sá, entre outros.

Para sua manutenção, conta apenas com projetos culturais apoiados por empresas privadas que acreditam na qualidade, na experiência e na história que compõem a Orquestra de Câmara de Blumenau.